terça-feira, 10 de abril de 2012

Aprendendo com a gente: Impedimento

Por Fernanda Arimatea




No aprenda com a gente dessa semana vem uma infração polêmica dentro de campo e fora dele: o impedimento. Isso porque amarcação de tal infração envolve tanto o conceito de posicionamento em campo quanto a capacidade de avaliação por parte do árbitro da influência que um jogador pode exercer em um lance, aliado ao fato de que muitas vezes os fatores objetivos desta regra envolvem centímetros e frações de segundo.

Outro fator polêmico é que insistem em dizer que as mulheres não sabem o que é. Então eu venho provar que sabemos e entendemos muito bem a regra.

Então vamos à explicação:



O impedimento é uma regra para impedir a chamada banheira (gíria do futebol para os jogadores que ficam só dentro da área penal adversária esperando pela bola). Ela caracteriza-se quando um jogador que poderia receber um passe, no momento em que este é executado, não tem entre si e a linha de fundo adversária pelo menos dois jogadores do outro time.

Quando um jogador não está em posição de impedimento, diz-se que há jogadores adversários dando condições a ele. Os jogadores que dão condições ao atacante podem ser um goleiro e um jogador de linha ou dois jogadores de linha.

As exceções à regra do impedimento são unicamente:
* os casos de lançamentos diretos de tiros de meta;
* arremessos laterais;
* escanteio;
* e situações específicas: quando o jogador a receber o passe encontra-se no campo de defesa ou quando está atrás da linha da bola.
Entenderam?
E depois ainda dizem que nós, mulheres, não sabemos o que é um impedimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário