quarta-feira, 4 de julho de 2012

Aprendendo com a gente: Sinais da arbitragem


A esta altura do campeonato acredito que todos nossos leitores já estão com as regras do futebol na ponta da língua, não é mesmo?
Para deixá-los ainda mais expert no assunto, falaremos sobre os gestos e sinais feitos pelo árbitro e por seus auxiliares. Afinal, não queremos que assistam aos jogos e se questionem sobre quem é aquele único jogador que na maioria das vezes usa camisa de cores vivas e fica fazendo gestos e apitando o tempo todo.
Este “jogador” é o árbitro (juiz), é ele quem manda na partida. Mas para que seu trabalho seja bem feito ele conta com a ajuda de 3 assistentes: 2 árbitros auxiliares (bandeirinhas) e o quarto árbitro.
O apito é usado para chamar a atenção dos jogadores durante a partida, o que indica realmente o que deve ser feito são os braços ou a sinalização dos assistentes com a bandeira.
Além dos sinais básicos, como apontar tiro de meta, escanteio ou até mesmo laterais, existem outros gestos básicos executados pelo árbitro de futebol.
Autorização para a cobrança de uma infração direta: braço direito erguido paralelo ao ombro.



Esse gesto indica que o jogador responsável pela cobrança pode chutar a bola ao gol sem que outro companheiro toque-a.
Mas quando o árbitro levanta totalmente o braço, está indicando que o tiro é indireto, então é necessário que outro jogador do seu time receba a bola antes que ela seja direcionada ao gol.

Quando o arbitro mantém os braços esticados para frente ele está aplicando a lei da vantagem, ou seja, houve uma infração e o time que sofreu a infração está em uma situação vantajosa.
Sendo assim a partida prossegue, se a infração for grave e tiver de ser punida com cartão, este será aplicado quando houver outra falta ou jogo parar por algum outro motivo.
Para que sejam aplicados cartões amarelos ou o vermelho o gesto e a conduta do árbitro é a mesma.


Braço erguido segurando o cartão o cartão a ser aplicado. O jogador punido na maioria das vezes é afastado dos demais, para facilitar sua identificação.


Já os árbitros auxiliares ou bandeirinhas, por não usarem o apito, contam com a ajuda de uma bandeira para que seus movimentos sejam notados, mesmo à distância.Dentre alguns sinais feitos pelos assistentes estão os de impedimento, faltas, substituição, lateral, etc.



Agora você não ficará mais em dúvida quando ver as sinalizações dos árbitros!




3 comentários: